domingo, 4 de março de 2012

*QUEM ERAM ELES?


 

No dia 6 de junho de 1878, segundo registros da Paróquia de Murici, São José dos Pinhais - Paraná. Chegaram 60 colonos procedentes da Galícia (região de Gorlice, Malopolska e Podkarpacie ) e Prússia Ocidental (região de Starogard, atual município de Gdansk). Os novos imigrantes chegaram com o navio inglês Paschoal, em Paranaguá. Foram transladados para outro barco, no qual atracaram no Porto de Antonina, de onde vieram em carroças até o planalto curitibano. http://www.ui.jor.br/polaco7.htm






Izidoro Kieltyka¹   nasceu na Polônia , talvez na Silesia polonesa², em 1830. Quando veio, era casado com Marianna Kieltyka (Duran) que era polonesa. Tinha dois filhos, uma filha chamada Anna e um filho chamado Jan. Izidoro era filho de Miguel kieltyka, nascido em 1811 e de Sophia Wieloprolska.
Wieloprolska? Seria  Wielkopolskie, ou Grande polônia?
Wielkopolskie é um Distrito (ou Estado) da norte da polônia onde está cidade de Poznań com mais de 500 mil habitantes. Justamente de onde vieram os imigrantes (Maloposka fica ao lado de Pozań). Eu imagino que, ao ser inquirida pelo padre para fazer os registros, ela não sabendo falar português falou o nome da cidade de origem para o padre que não sabia falar polonês.








Anna Kieltyka, filha de Izidoro casou em 1888 com Jan (João) Haluch. Poderia ter nascido uns vinte anos antes, por volta de 1868, e poderia ser uma criança pequena ( uns dez anos de idade) quando chegou ao Brasil e 20 anos ao se casar. Seu pai Izidoro tinha 48 anos de idade o que poderia significar que sua filha tinha mais idade. Mas, Anna teve seu primeiro filho Ludovico em 1901 e sua ultima filha Sophia em 1908 (40 anos de idade), portanto não deveria ter nascido antes de 1868. Quanto a possibilidade de não estar no navio e ter nascido no Brasil, não poderia ser pois se casou em 1888.
Informação Nova
Há um registro de batismo de Pedro (Petr) Haluch, filho de Anna Kieltyka e João Haluc com data de 20 de maio de 1894 (nascimento em 18 de maio de 1894). Quero ver: PedroHaluch 



Joao Haluch³ veio no navio com seu pai  Franciszek Haluch, nascido na Polônia em 1811, casado com Johanna/Maria Maczuga, e com seus irmãos  Jakób e Jędrzej. João poderia ser um pouco mais velho que Anna, considerando que seu pai, Francisco tinha 67 anos de idade (idade do avô de Anna, Miguel Kieltyka) na ocasião da viajem. Francisco faleceu em 1904 com 93 anos. Não sabemos a data de nascimento de João, mas seus irmãos Jakób e Jędrzej nasceram em 1858 e 1869. Jakob faleceu em 1944 com 84 anos e  Jędrzej em 1942 com 73 anos. João poderia ter sido irmão mais novo, neste caso teria se casado bem novo (menos de 18 anos), daí seria mais novo que Anna. Jacob teve seus filhos entre 1878 e 1884 e  Jędrzej (André) teve seu primeiro filho em  1908, o que nos leva a probabilidade maior de João ser o filho do meio que nasceu entre 1859 e 1868 e que teve seu primeiro filho em 1901.


Na tabela  obtida do acervo da IGREJA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS DA Colônia Muricy¹, tem dois Jędrzej Haluch com mesmas datas de nascimento e morte. Parece que se trata do mesmo que foi casado com VICTORIA GAWLAK (1901) e depois com ALEXANDRA STUDZIEŃSKA (1911).


Francisco Haluch viveu para ver o nascimento de seu neto em 1901 (e só), mas Izidoro não viu nenhum neto, pois faleceu em 1886 uns dois anos antes deste nascer. Referindo-se, claro, ao filho de João e Anna Haluch, pois Jacob, filho de Francisco, irmão de João já tinha pelo menos três filhos. Quanto a Izidoro, só tinha uma filha adulta, Anna, pois seu filho Antonio estava com uns oito anos quando ele faleceu, e só casou uns vinte anos depois (1906). Quanto ao filho de Jan, este só nasceu em 1904.



3- http://www.toczek.com.br/acervo/haluch.htm


COMENTE . . . .COLABORE . . . . . .


proxima:
5-O FILHO DE IZIDORO: ANTONIO 
O primeiro descendente nascido em terra Brasileira

2 comentários:

  1. Parebéns pelo blog, estou amando, sou descendente de poloneses tbm e estou muito interessada em reconstruir a historia da minha familia, gostaria de saber onde vc conseguiu a informação dos integrantes do navio pascoal, pois eu desconfio que meus bisavós chegaram nele tbm, poderia me ajudar? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Sou Trineta de Izidoro e Marianna - bisneta de Jan (João) e Ludovica, neta de Tekla (Kieltyka) Wlodkowski.
    Moro no Parque da fonte em São José dos Pinhais e gostaria de ter mais informações sobre a genealogia da família. Grata
    Adelaide Wlodkovski

    ResponderExcluir