"Sobre esta família temos poucas informações.
Em qual navio chegou? Em que ano? Onde foi morar Estanislau logo que chegou?
Precisamos pesquisar para descobrir onde as duas famílias se conectam. Se foi lá na polônia ou se vieram juntos para o Brasil."
Precisamos lembrar sobretudo que os antepassados dos 'Kieutekas', 'Kientecas', 'Kiotekas' e todos os parentes, são descendentes de um homem chamado IZIDORO 'KIELTYKA' (e sua esposa), sendo esta a escrita correta do nome em Polonês.
Documentos, tantos da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na Colônia Muricy, como documentos pessoais mostram o sobrenome de Izidoro como sendo "Kieltyka", assim como tendo filho chamdo Antônio e daí seus doze filhos. Não pode haver dúvidas que os 'Kieltykas' devem ser parentes, ou descendentes de IZIDORO, ou tendo vindo no navio sendo parentes antes de virem ao Brasil, lá na Polônia.
Evandro Kieltyka, filho de Marcos disponibilizou para todos um pouco da árvore genealógica da família "Kieltyka". veja: http://www.myheritage.com.br/site-family-tree-180995512/kieltyka
Segundo a árvore de Evandro temos:
Evandro é filho de Marcos Kieltyka,
Marcos é filho de João Kieltyka,
João é filho de Estanislau Kieltyka,
Estanislau é filho de João Kieltyka.
João é filho de . . . desconhecido.
O avô de Evandro e suas irmãs, João, já tem certa idade.
O pai de João, Estanislau, nasceu em 1894 (quatorze anos depois dos 'Kieltykas' chegarem no Brasil) e faleceu em 1987 com 93 anos de idade; portanto já nasceu no Brasil. Quanto a seu pai, João (é outro João), não temos a data do nascimento, mas se o filho dele nasceu quatorze anos depois da chegada, João certamente nasceu na Polônia. Se João tivesse uns vinte anos quando teve seu filho, então teria nascido em 1874.
Um lado da História:
Anna kieuteka (86 anos de idade), viúva de Paulo kieuteka, mencionou a existência de um tio de Paulo, um irmão de Antônio, que veio junto no navio e que era alguns anos mais velho que Antônio e que se chamava JAN (Pronuncia-se Ian).
. Segundo o que ela ouvia de seus sogros (Antônio e Rosália Haluch) Jan era uma criança pequena.
Outro lado da História:
Segundo Marcos Kieltyka, consta na história dos mais velhos na família 'kieltyka' que um tio de Estanilsau nasceu no navio quando vieram para o Brasil.
Com base nestes dados tão simples podemos chegar a uma conclusão praticamente certa da ligação entre as famílias, descendentes de IZIDORO KIELTYKA.
******************
JAN KIELTYKA é o mesmo JOÃO KIELTYKA, irmão mais velho de Antônio e filho de Izidoro Kieltyka.
******************
De fato, o mesmo João é conhecido como Jan na família Kieltyka.
Izidoro, marido de Mariana, tinha uns 44 anos quando teve seu filho Jan (João em Polonês). Quatro anos depois, em 1878, com 48 anos, veio para o Brasil trazendo sua filha mais velha Anna, seu filho de uns quatro anos, Jan, e sua esposa grávida que acabou dando a luz a Antônio, no navio.
Jan casou com Ludovica Mierzsgwa aqui no Brasil . Em 1894, tiveram um filho chamado Estanislau. Tiveram outros filhos: Estefano, Francisco, Tecla, Karouka, Eva e Adão.
Estanislau Kieltyka , casou-se com Estanislava Kozakiewicz (1893 - 1970), filha de Andre e Anna, e tiveram 9 filhos, entre eles João Kieltyka. João casou-se com Maria de Lourdes Gapski Domakowski e tornaram-se pais de Marcos Kieltyka e avós de Evandro Kieltyka, Emily Kieltyka e Edeline Kieltyka
Esta família mora em Mallet, Paraná, Marcos e seus filhos moram em Curitiba.
VEJA A SEGUNDA PARTE: OS FILHOS DE JAN KIELTYKA
Onde estão hoje os descendentes de Jan Kieltyka?
favor nos avise para que possamos corrigir.
COMENTE . . . . . . . . .COLABORE . . . . . .
próxima:
8-KIELTYKA – MIGRANTES PARA OS EUA
Imigrantes poloneses que nos fins de 1800 deixaram Polônia e foram para os Estados Unidos.
Fernando, estou gostando muito da pesquisa que está fazendo. Acredito que agora tenhamos encontrado uma ligação entre os descendentes de Izidoro. Tenho algumas observações para fazer, mas te passarei por email. abraço Evandro Kieltyka
ResponderExcluirObrigado Evandro. Conto contigo!!
ResponderExcluirNossa queria que minha vó estivesse viva pra me falar de tudo o que ela sabia!!!!!!!!!
ResponderExcluirBom eu também faço parte da familia izidoro,meu tatara se não me engano Arthur Izidoro, meu biso era Orozimbro Izidoro, minha avó Iraci Izidoro do Nascimento
ResponderExcluirminha avó concerteza possui mais informações!
Oi Danubia Ribeiro
ResponderExcluirOi Josiany Larissa
Quando tiver alguma historia legal de familia, da avó, da tia, do tio, me manda que eu posto no blog para nossa familia saber também!!